Lixo reciclado com arte na Urca
- cleanambiental1
- 17 de mai. de 2016
- 1 min de leitura

RIO — Na Urca, separar o lixo e dar a ele um destino adequado ganhou um reforço cheio de estilo. Ao lado do Instituto Europeo di Design (IED), que funciona no antigo Cassino da Urca, foi inaugurada uma espécie de "caçamba com arte": nela, podem ser depositados, separadamente, resíduos sólidos descartáveis, como papel, metal, vidro e plástico.
A iniciativa do IED, em parceria com empresas, resultou no primeiro contêiner de coleta seletiva da Urca, diz o diretor do instituto, Fabio Palma:
- As pessoas jogavam todo o lixo junto, pois não havia como separá-lo para o seu reaproveitamento.
O contêiner tem informações sobre o que fazer com cada material. O grafiteiro Marcos Maurity, ex-aluno de design editorial do IED e autor de livros sobre arte urbana, estampou o equipamento.
A iluminação externa do ponto de coleta foi feita com lâmpadas de LED, alimentadas por um sistema de geração de energia solar fotovoltaica. E os benefícios para o meio ambiente não param aí: os resíduos serão recolhidos semanalmente pala Coopama, uma ONG especializada em coleta seletiva. A ideia é expandir o projeto, para outros bairros.
- Não adianta limpar a Baía de Guanabara se não há lugar para reconduzir o plástico. Reduzir o volume do lixo é um problema da sociedade - diz Palma.
Comments