top of page

Você sabe a relação entre sustentabilidade e a greve dos caminhoneiros?

  • cleanambiental1
  • 4 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Recentemente o Brasil presenciou a força que a sustentabilidade tem durante a greve dos caminhoneiros, mas será que temos consciência disso? Será que temos noção da importância de sermos sustentáveis após este episódio?

eco-friendly

A greve se tornou agravante da infraestrutura de transporte brasileira. Em poucos dias, o país enfrentou sinais de caos com desabastecimento, disparada de preços, falta de transporte público, e o governo tornou-se refém da categoria devido à falta de planejamento e de investimentos em ferrovias e hidrovias.

65% dos meios de transporte de cargas são feitas através de rodovias, apenas 20% é transporte ferroviário, 12% aquaviário e 4% dutoviário.

Para não nos fazermos tão dependentes do combustível, que afeta o meio ambiente através da extração de um bem natural e pelo aumento da poluição atmosférica e gases do efeito estufa, temos seis exemplos de combustíveis sustentáveis que podemos usar no carro. Confira abaixo:

Eletricidade: Os carros elétricos são uma ótima alternativa àqueles movidos a gasolina, pois tudo o que ele precisa para funcionar é de energia elétrica, não emite carbono. Para carregar, basta conectar o carro a uma tomada convencional.

Biocombustível: São carros movidos por meio de elementos naturais — como a cana de açúcar, a mamona, a soja, a mandioca e o babaçu. Os biocombustíveis emitem um pouco de poluentes, mas em escala bem menor que os combustíveis que utilizamos diariamente.

Etanol celulósico: É produzido por meio da quebra de fibras vegetais. É considerado ainda mais sustentável, pois aproveita as folhas e o bagaço da cana, que sobrariam após a produção do etanol de primeira geração.

GNV: Conhecido como Gás Natural Veicular, o GNV é uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis. Produzido a partir do metano, proporciona uma alta redução na emissão de poluentes e pode ser instalado em qualquer veículo.

Ar comprimido: É uma novidade na França, sendo produzido por uma única empresa e direcionado para carros menores que transportam até três pessoas. O ar é o combustível, que permite que o carro funcione e não há nenhuma emissão de gases poluentes.

Hidrogênio: A eletricidade motriz é produzida a partir do hidrogênio, permitindo que o carro se movimente normalmente. Outra vantagem está no fato da existência de grande quantidade desse componente na atmosfera terrestre, o que tornaria o combustível mais barato.

 
 
 

Comments


bottom of page