ONU cria campanha #AcabeComAPoluiçãoPlástica
- cleanambiental1
- 12 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) escolhe anualmente um tema para o dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05/06. Este ano, a campanha é contra a poluição dos plásticos. O combate ao lixo marinho inclui frear uso de descartáveis e combater disposição incorreta.
Metade do plástico consumido é descartável e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente, prejudicando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção.
Os dados são mais preocupantes quando mostram que a cada minuto 1 milhão de novas garrafas plásticas são compradas no planeta e 5 trilhões de sacolas plásticas são usadas no mundo durante 1 ano. Esses dados são da divisão do Meio Ambiente da ONU.
Esta campanha vem acompanhada da hashtag #acabecomapoluiçãoplástica e será celebrada em mais de 100 países.
A campanha é incentivada pela preocupação mediante a vários atentados a vida marítima, por exemplo, no 1° dia de junho quando ocorreu à morte de uma baleia na Tailândia após engolir cerca de 80 sacolas plásticas (que pensavam 8 quilos).
No Rio de Janeiro, recentemente foi aprovada na câmara dos deputados, a proibição de canudos plásticos, vale ressaltar que falta a sanção do prefeito Marcelo Crivella para que a Lei passe a valer, lembrando que a Lei estipula multa de cerca de três mil reais (R$3.000,00) aos estabelecimentos que a descomprimirem. Isso tornaria o Rio de Janeiro a ser a primeira cidade brasileira a banir o uso de canudos plásticos, a ideia é que sejam utilizados canudos biodegradáveis em detrimento dos plásticos, estima-se que os canudos representam 4% do lixo mundial.
Outros países estão buscando alternativas para diminuir a poluição plástica, a Comissão Europeia, por exemplo, apresentou novas regras e leis para que haja uma diminuição (redução) ou até mesmo banir produtos plásticos. A Índia é outro país que se sensibilizou com a campanha, o governo prometeu banir plásticos descartáveis até 2020, reduzindo drasticamente o fluxo de plásticos (número esse altamente elevado, visto que a população do país atinge cerca de 1,3 bilhão). Segundo a ONU o número de países que estão promovendo iniciativas para combater a poluição plástica, é de cerca de 50 Estados.

Fontes: https://exame.abril.com.br/brasil/camara-do-rio-de-janeiro-aprova-proibicao-de-canudos-plasticos/ https://exame.abril.com.br/ciencia/baleia-morre-na-tailandia-apos-engolir-80-sacolas-de-plastico/
https://nacoesunidas.org/meioambiente/
Comments