top of page

Vai reformar a casa? Veja 10 materiais e produtos ecológicos imperdíveis!

  • Exame.abril.com.br
  • 5 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

Eles ajudam a reduzir o impacto causado pela construção civil no meio ambiente. Para que você escolha os produtos certos, é importante fazer uma pesquisa prévia procurando por aqueles que possuem selos que atestem o seu aspecto ecológico. “O Brasil já percebeu que ter credibilidade neste assunto é importante e, por isso, algumas empresas passaram a trabalhar na certificação desses materiais”, diz Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech e consultor da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) para projetos sustentáveis.

1. Telhado com isolamento térmico

O uso de telhados frios é mais sustentável, visto que ele ajuda a diminuir a demanda do ar condicionado e, consequentemente, a reduzir o consumo de energia elétrica. O revestimento elastomérico para telhado da Dow reduz a temperatura interna do ambiente em até 5°C e a externa em 20°C, pois forma uma membrana protetora aos raios solares.

2. Elastopor

Outra solução para o isolamento térmico é a espuma rígida feita com poliuretano da BASF. Ela pode ser usada tanto em telhados, como na fachada da casa, ajudando, ainda, na redução do consumo de energia.

3. Torneira temporizada

A redução do consumo de água deve ser sempre priorizada. A torneira temporizada, por exemplo, possui sistema de desligamento automático, contribuindo para a redução do consumo do líquido, pois evita que a torneira permaneça aberta quando não está em uso ou fique pingando por não estar adequadamente fechada.

4. Descarga com acionamento duplo

Outra solução neste sentido é a descarga com acionamento duplo, que possibilita ao usuário a escolha da vazão de água, permitindo o acionamento parcial ou total do sistema. A válvula se adequa à necessidade de uso para líquidos (cerca de 3 litros) ou para sólidos (cerca de 6 litros). Ao utilizar este acabamento, o consumo de água diminui em até 30%.

5. Coletores solares para o aquecimento da água

A instalação de um sistema de aquecimento solar em uma residência pode reduzir em até 30% a conta de energia. Os coletores solares 3000 e 4000, da Bosch, possui ainda vidro temperado solar, o que gera mais absorção da radiação solar. Outra boa notícia: cada m2 de coletor evita a emissão anual de 1.000 kg de CO2 na atmosfera.

6. Pisos recicláveis

Esta é uma solução que vem crescendo no Brasil. O piso feito com borracha de pneu reciclado, da Leroy Merlin por exemplo, substitui a utilização de troncos de árvores para a formação de caminhos, além de proporcionar um acabamento decorativo para a casa.

7. Telha de fibra vegetal

Para que um produto seja considerado ecológico é preciso que se leve em conta, também, o seu descarte. Ela usa fibras vegetais e é livre de amianto, podendo ser descartada em aterros sanitários ou industriais, já que não agride o meio ambiente.

8. Decoração com pastilhas

Ainda na linha dos materiais reciclados, a novidade da Atlas é a linha Suprema REC 65. Os quadradinhos de porcelana e revestimento cerâmico são feitos com 65% de material reciclado. São 20 cores diferentes, sendo indicadas para ambientes internos e externos, pisos e paredes.

9. Tinta com baixa concentração de compostos orgânicos voláteis

A empresa Tintas Inquine lançou produto que é desenvolvido à base de água e não utiliza solvente para diluição. É indicado para madeiras, metais ferrosos, galvanizados, alumínio e PVC.

10. Lâmpada de led

Ela já é conhecida, mas vem se atualizando a cada ano. Considerando o rendimento equivalente ao de uma lâmpada convencional, a lâmpada de led apresenta um consumo de energia muito inferior. Em relação às lâmpadas fluorescentes, tem, ainda, a vantagem de não utilizar mercúrio em sua composição.

Fonte: https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/vai-reformar-a-casa-veja-12-materiais-e-produtos-ecologicos/

Comments


bottom of page